quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Fortaleza é o destino turístico nacional mais buscado pelos brasileiros durante inverno

Fortaleza é um município brasileiro e capital do estado do Ceará. Fundada em 1726, a cidade é a sexta mais populosa do Brasil e a segunda da região Nordeste.
Outro fator interessante é que Fortaleza é a capital brasileira que está localizada mais próximo da Europa, a 5.608 quilômetros de Lisboa, em Portugal.
Pesquisa revela que, de junho a agosto, a Capital ficou à frente de cidades como Rio de Janeiro, Gramado e São Paulo.
Fortaleza foi o destino turístico mais procurado pelos brasileiros para viagens nacionais durante o inverno, que compreende os meses de junho, julho e agosto.
O dado é de um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis), com 356 empresas de turismo em 24 estados e Distrito Federal, entre junho e setembro. Segundo o documento, pouco mais de 50% dos turistas optaram por destinos nacionais, dentro dos quais Fortaleza foi o local escolhido por 12,9%.
A pesquisa aponta que o sol e praia foram os fatores que justificaram a ida de turistas para a região Nordeste, evitando o clima frio em lugares da região Sul como Gramado e Serra Gaúcha. “As pesquisas só comprovam o quanto Fortaleza tem potencial para o turismo. A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Turismo, tem realizado diversas ações e obras para que possamos receber cada vez mais e melhor nossos turistas. Assim, crescemos como Capital e, o mais importante, geramos emprego e renda para população”, ressaltou Salmito Filho, secretário de turismo municipal.
Além de Fortaleza, destacam-se no ranking as seguintes cidades: Rio de Janeiro (12,7%) e Gramado (10%), Natal (9%) e São Paulo (8,9%).

Pontos Turistícos de Fortaleza
Monumento na Praia de Iracema em homenagem ao Romance mais famoso de José de Alencar, localizado na orla de Fortaleza é um dos cartões postais mais visitados da capital cearense.
Catedral Metropolitana de Fortaleza – inaugurada em 1978, a igreja abriga 5.000 pessoas e é a terceira maior do Brasil.
Beach-Park localizado nas dunas de Aquiraz e construído há mais de 20 anos, o parque possui cerca de 35 mil metros quadrados, conta com mais de cem atrações e é dividido em áreas temáticas.
Ponte dos Ingleses devido à participação de uma empresa britânica nas obras, a construção sob a Praia de Iracema, foi batizada de “Ponte dos Ingleses”. O Intuito era de melhorar a estrutura portuária de Fortaleza, o local foi utilizado para o fluxo de cargas até a década de 1940, perdendo sua função com a inauguração do porto do mucuripe. A ponte metálica, como também é conhecida tem ateliês artísticos, bares, restaurantes, hoje o local é um dos grandes cartões postais do Ceará.
Teatro José Alencar com capacidade para 776 pessoas, o Teatro fica na Praça José de Alencar, no Centro de Fortaleza. A construção teve início em 1908 e a inauguração ocorreu em 17 de junho de 1910, sintetizando os ideais de Civilização e Progresso, do início do século XX, na capital cearense. Em 1918, o Teatro passou por uma primeira reforma, quando recebeu instalação elétrica e teve o piso de betume do jardim trocado por ladrilhos hidráulicos. Em 1957, as cadeiras austríacas com assentos em palhinha foram substituídas por poltronas de estofamento plástico. Na década de 1970 foi completamente restaurado. Na mesma época, foi executado um jardim lateral, projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx.
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um capítulo à parte na cidade de Fortaleza, no Ceará. Centro cultural, cafés, cinemas, teatros, espaços para exposições, planetário, livraria: o local é multifuncional.

Foto: Google

Um comentário: