quarta-feira, 14 de maio de 2014

Panelas 144 anos de Muita História

A História do Município de Panelas PE

Panelas é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Localiza-se no Agreste, na microrregião do Brejo Pernambucano. Administrativamente, Panelas é formada pela Sede e pelos distritos, Vila de Cruzes, Vila de São José do Bola, Vila de São Lázaro e pelos povoados de Boca da Mata e Pau Ferro.

Ficha do Município
Prefeitura de Panelas
Rua Dr. Manoel Borba 25 - Centro
Fone: 81 3691.1156 / 1133 / 1111
Fax: 81 3691.1156/1119
Prefeito: Sérgio Miranda
Orgão Municipal de Turismo: Secretaria de Desenvolvimento e Turismo
Rua Dr. Manoel Borba, 25 – Centro
Fone / Fax: 8\1 3691.1666/ 1156
Responsável: Ruben de Lima Barbosa
Cargo: Secretário
Diretora de turismo: Elielma Santos


Localização do Município: Mesorregião Agreste Pernambucano; Microrregião Brejo Pernambucano
Distância do Recife: 180 km
Rodovias de Acesso ao Município: BR 232 E BR 104
Municípios limítrofes: Norte: Altinho; Sul: Quipapá e Jurema; Leste: Lagoa dos Gatos, Cupira e São Benedito do Sul; Oeste: Ibirajuba
Área (Km2): 371,157
Altitude (m): 532
Temperatura Média Anual: 23º C
População (Hab.): 25.645 Censo: 2010
Meses de Maior Incidência de Chuvas: Abril - Julho
Principal Atividade Econômica: Comércio varejista e agricultura de subsistência


Histórico do Município:

A cidade de Panelas está localizada no Agreste pernambucano a 180 km de Recife, fundada pelo Capitão Francisco Rodrigues de Mello. Panelas foi emancipada em 18 de maio de 1870 pela Lei Provincial nº 919.
A cidade de Panelas está localizada no Agreste pernambucano a 180 km de Recife, fundada pelo Capitão Francisco Rodrigues de Mello. Panelas foi emancipada em 18 de maio de 1870 pela Lei Provincial nº 919 . 
Para a denominação do nome Panelas existem varias versões.
A primeira é que na Bica fonte de água localizada no pé da serra era comum a confecção de panelas de barro, produzidas pelos moradores do local.
A segunda é que foram encontradas muitas Igaçabas Indianas ( panelas e potes indignas onde os índios guardavam seus utensílios e até enterravam seus entes queridos).
A terceira é que as três serras (Serra do Boqueirão, serra dos Timóteos e Serra da Bica) que rodeiam a região tem a forma de uma “Trempe de Panelas” 
E a quarta é que as serras tem um formato de abóbada (A abóbada é uma construção em forma de arco com a qual se cobrem espaços compreendidos entre muros, pilares ou colunas). Formando assim três Panelas.

Representação dos Símbolos

Estrela amarela: Representa a emancipação politica do municio
Leão direita: Representa o Pode Executivo
Leão da esquerda: Representa o Poder Legislativo
Bandeira do centro do escudo: Representa trabalho e educação
Balança e espada: representam os produtos regionais : café e cana de açúcar
Faixa verde e amarela: representam integração do município 
Monte ao fundo do escudo central: representa a Serra da Bica e a vista panorâmica da cidade


Distritos e Vilas do Município de Panelas PE

Vila de Cruzes
Localizada a 13 Km de distância da sede é Segundo Distrito do Município entre as cidade de Panelas e Jurema foi criada no final da Década de 1950 do Século passado pela lei municipal nº 157, de 15-03-1958, (ex-povoado e anexado ao município de Panelas. Formando assim o 2° Distrito do Município.Segundo os moradores o nome surgiu pelas suas ruas ou caminhos cruzados e a presença de cruzes originadas pelo enterro de crianças pagãs.
A Maratona de cruzes entrou há mais de 30 anos para o calendário festivo e turístico do município. Recebe todos os anos no mês de novembro milhares de visitantes que vem da região para assistir as competições esportivas, que se destaca em varias modalidades como ciclismo, atletismo entre outros, além de shows musicais e culturais. 

Vila de São José do Bola
A Vila São José do Bola, é o Terceiro Distrito de Panelas-PE, que está localizada há 10 Km da Cidade sede, foi criada na década de 1940, nas terras do Sr. José Felipe Barbosa conhecido por "Zezinho da Areia". 
Criado pela lei municipal nº 230, de 18-05-1963, é criado o distrito de São José e anexado ao município de Panelas. 
Segundo os moradores o nome surgiu por causa da vasta vegetação e porque na região era muito comum a presença de tatu bola. 
A suas festas são de cunho popular tendo com a mais tradicional o Casamento matuto.

Vila de São Lázaro

A vila de São Lazaro é o quarto Distrito de Panelas - PE. Localizada a cerca de 10 km da sede na BR 104 sentido Quipapá - PE. Pela lei municipal nº 231, de 18-05-1963, é criado o distrito de São Lázaro e anexado ao município de Panelas. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 4 distritos: Panelas, Cruzes, São José e São Lázaro.

Potencialidades Turísticas:

Panelas é uma cidade do interior pernambucano localizada no Agreste central do estado, distante a 180 km da capital, conhecida no cenário nacional por ter sido palco de uma das batalhas mais importantes do Brasil a famosa Guerra dos Cabanos. Cidade onde nasceu Gregório Bezerra grande líder popular defensor dos trabalhadores rurais, e do poeta, escritor, e repentista Oliveira de Panelas. Fundada ainda no século XIX preserva grandes objetos históricos como Engenho Amolar construído durante o Império, os sítios arqueológicos, as comunidades quilombolas do Sambaquim, a cultura popular, a Igreja Matriz do Bom Jesus, cartão postal da cidade as cachoeiras e bicas rurais e a Bica localizada no pé da serra com restaurantes e bares onde o turista pode desfrutar de um banho com água das nascentes. 
No calendário festivo se destacam festas importantes como o Festival Nacional de Jericos, a Trilha da Emancipação a Maratona de Cruzes, Missa do Vaqueiro e o famoso Desfile de Carroças e Carros de Boi na Vila São José do Bola.
As belezas naturais do município se evidenciam através das três serras que rodeiam a cidade. A Serra da Bica ou do Cruzeiro onde se encontra o mirante de onde é possível observar a cidade de Panelas, a cidade de Cupira e durante as tardes é possível apreciar um lindo pôr dos sol. A Serra dos Timóteos cenário de uma das batalhas da Guerra dos cabanos e onde possui um mirante natural e de lá é possível ver a cidade de um angulo diferente ao da Serra da Bica. E a Serra do Boqueirão formada por uma enorme rocha, rodeadas de vegetação. 

Fotos do nosso Município 














2 comentários:

  1. Parabéns pelos relatos da cidade de Panelas, sou lagoagatense, mas admiro a cidade de Panelas por sua história, seu formato geográfico, enfim, por ser uma cidade que lembra muito a minha e por ter vivido bons momentos ae em outros tempos... Panelas sempre jovem, nemm parece ter 144 ano_os ;)

    ResponderExcluir