quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Buchada de bode

Buchada de bode, ou simplesmente buchada, é um prato típico da região Nordeste do Brasil, feito com miúdos, rins, figado e vísceras do bode lavadas, aferventadas, cortadas, temperadas e cozidas em bolsas (que medem cerca de 8 cm de diametro) feitas com o próprio estômago do animal. No Nordeste, mais rigorosamente, a buchada em si tem em seu interior apenas as chamadas vísceras brancas: As tripas e as outras partes do estômago não utilizadas para fazer as bolsas. As víceras vermelhas, como o coraçào, rins, pulmões, fígado e o baço (à passarinha) compõem um prato diferente, o sarrabulho ou sarapatel, dependendo da espécie de animal utilizada. Deve-se atentar que o termo "buchada de bode" é uma invenção das regiões sul e sudeste pois no Nordeste, o lar dessa iguaria, diz-se simplesmente "buchada". Entretanto, não é raro que se encontre a "buchada" feita com vísceras de carneiro ou mesmo de boi. Ademais, é mais comum encontrar a buchada recheada com as vísceras vermelhas no Sul e Sudeste do que no Norte e Nordeste do Brasil.

Aprenda fazer uma verdadeira buchada nordestina
Ingredientes
1 buchada grande
1 colher (sopa) de tempero seco
1 molho de coentro
1/2 xícara de azeite de boa qualidade ou 200 g de toucinho cortado em cubinhos bem pequenos
2 cebolas grandes
2 colheres (sopa) de colorau
2 colheres (sopa) de sal
2 pimentões grandes
3 colheres (sopa) de vinagre ou suco de limão
6 limões grandes
8 dentes de alho amassados

Preparo

Antes de colocar os temperos, deve-se lavar bem a buchada em água corrente, em seguida, colocar o suco de limão, misturar bem e levar ao fogo para escaldar um pouco, não deixar cozinhar de mais para não endurecer o saquinho, depois da fervura retire do fogo, limpe bem raspando com uma faca.
Retirar alguns resíduos restantes e a pele da língua, quando terminar, corte bem picadinho e então coloque todos os temperos. Ponha em uma bacia grande e jogue as vísceras misturando bem, deixar tomar os temperos por algumas horas.
Depois costure o saquinho até a metade, deixando uma abertura para encher, quando terminar de encher feche-o costurando com uma agulha e linha, estando os saquinhos todos prontos, leve-os ao fogo em uma panela grande com água, o suficiente para cozinhar, não esquecendo de colocar o mocotó e o restante de algumas vísceras que por ventura tenham ficado.

Porções
6 a 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário