sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Lugares pra visitar em Caruaru PE

Quando você for a Caruaru pode seguir esse roteiro e conhecer um pedacinho dessa cidade linda e de sua cultura que transpira o Nordeste em seu melhor seguimento. Não deixe de visitar porque com certeza você sairá mais  feliz e culturizado. 

Museu do Cordel Olegário Fernandes
O Museu do Cordel fundado em 21 de agosto de 1999 pelo poeta cordelista "Olegário Fernades" em Caruaru Pernambuco, o Museu conta com o acervo com xilogravuras, gravuras feitas no metal, recortes de jornais com temas de cordel e uma máquina manual de imprimir cordeis de 1954, conta também com a piscina de cordeis que é um grande taboleiro em forma de piscina em que lá são colocados cordeis de grandes títiulos famosos da literatura , tais como: "a intriga de cachorro com gato a chegado de lampião no inferno,pavão misterioso, João Grilo e etc.
 No "Museu de Cordel" contamos com acervos de mais de 10 mil títulos de cordeis diferentes. O Museu do Cordel também funciona como centro de pesquisa para os estudantes, autônomos e turistas. No mesmo se aprende tudo sobre o cordel com o grande mestre da literatura de cordel Olegário Filho. 
Horário de funcionamento : de segunda a sábado de 8:00 da manhã às 16:00 horas venha nos visitar será um prazer! Biografia: "Olegário Filho"

Museu do Barro Luiz Gonzaga 
Criado em 1988, o Museu do Barro ou Espaço Zé Caboclo, como também é chamado, tem um acervo estimado em 700 peças do Alto do Moura, que é considerado o maior centro de arte figurativa das Américas. 
Em 1992, um convênio firmado com o Governo permitiu a incorporação de 1322 novas peças ao acervo, em regime de comodato, correspondente à Coleção de Arte Popular Abelardo Rodrigues. Cerâmicas dos principais pólos nordestinos passaram a fazer parte da coleção do museu. 
Já em 1994, iniciou-se a construção do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, dentro dos limites do espaço cultural, onde é realizado o pólo de animação do São João de Caruaru. A sede do Museu do Barro localiza-se, no Espaço Cultural Tancredo Neves, ocupando o segundo pavimento do edifício histórico (antiga casa de máquinas da Fábrica Caroá).
Horários de visitação: De terça-feira a sábado (das 8h às 17h); Domingos (das 9h às 13h). Visitas escolares e de outros grupos devem ser agendadas pelos telefones (81) 3722.2021 e 3721.4158.

Alto do Moura Centro de arte Figurativas da América Latina
O Alto do Moura é um bairro do município de Caruaru, capital do agreste pernambucano, localizado a cerca de 135 km do Recife. Reconhecido popularmente como o maior Centro de Artes Figurativas das Américas, no Alto do Moura praticamente toda casa é ateliê e todo morador é artesão que de maneira completamente orgânica e autogestionada construíram a uma das maiores comunidades artesãs do Brasil. A arte do barro, passada de geração para geração, retrata cenas do cotidiano e dos costumes do povo nordestino.

Feira de Caruaru
Como diz Onildo Almeida na voz do Rei do Baião "A Feira de Caruaru, faz gosto a gente vê de tudo que há no mundo, nela tem pra vendê". Centenas de barracas coloridas espalham-se por mais de dois quilômetros nas ruas da cidade, vendendo uma grande variedade de produtos, principalmente objetos do artesanato popular: chapéus de palha, de couro e tecido, cestas, objetos de barro e cerâmica, brinquedos populares. Há setores onde se vende frutas, verduras, cereais, ervas medicinais, carnes, assim como outros onde são encontrados roupas, calçados, bolsas, panelas e outros utensílios para cozinha, móveis, animais, ferragens, miudezas, rádios, artigos eletrônicos importados e muitos outros. Existe um setor chamado troca-troca onde nada se vende, tudo se troca: bicicletas, relógios, rádios, roupas, instrumentos musicais, carteiras. São negociados depois de muita pechincha. Cegos tocam sanfona, violeiros e cantadores lançam seus desafios e os vendedores de literatura de cordel. Conjuntos musicais e bandas de pífanos também são encontradas no meio da feira. É ali, na mistura de comércio, festa e arte, que os artistas populares criam uma cultura nordestina. A feira de Caruaru tem muitos aspectos que, embora sejam muito comuns para os que moram na cidade, surgem como um bonito exotismo para os visitantes. É um ponto de atração para artistas, poetas, boêmios e turistas de todos os cantos do Brasil e do exterior, que se juntam ao povo da terra, superlotando as barracas, constituindo-se também, uma substancial fonte de renda para o município de Caruaru.






Nenhum comentário:

Postar um comentário