quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Bonequinhas da sorte de Gravatá PE


Considerada as menores bonecas do Brasil, as bonequinhas da sorte são famosas e vendidas para várias pessoas e turistas do Brasil e do mundo. 
Pequenos objetos, com pouco mais de 1 cm, mas que agregam grande simbologia. Quem compra as pequenas bonecas de pano produzidas em Gravatá, no Agreste de Pernambuco, espera mais do que adquirir um elemento de decoração. Elas são, sim, consideradas um amuleto. 
As bonecas da sorte são uma marca do artesanato da cidade e se tornaram o principal objeto comprado como lembrancinha por quem visita o município. Produzidas em larga escala, mas de maneira artesanal, as bonequinhas geram renda para várias famílias, sendo até produto de exportação.
"A criadora das bonecas da sorte foi uma artesã daqui, chamada Milza, que deu início à produção há mais de 20 anos. Ela criou as miniaturas utilizando sobras de tecidos. Quando começou a dar certo, ela ministrou um curso para mulheres interessadas em confeccionar as lembrancinhas", explicou a artesã Vilma da Silva.
Hoje, a produção das bonecas fica a cargo da ONG Casa da Mulher, que conta com seis núcleos espalhados pela cidade, cada um deles com cerca de 20 associadas.
A produção passa por um rigoroso critério de qualidade para que sejam mantidas as características do produto, que deve ter no máximo 1,5 cm. As bonequinhas da sorte são revendidas em grande quantidade para os estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo.
"As bonecas da sorte também são produtos de exportação. Já vendemos para vários países como Holanda e Alemanha, por exemplo", ressalta Vilma.
Em Gravatá, as bonecas podem ser compradas na Casa da Mulher, Estação do Artesão e Ciclo Operário.


15 comentários:

  1. Gostaria de comprar as bonecas, como faço?

    ResponderExcluir
  2. gostaria de comprar algumas bonequinhas da sorte

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber o preço dessas bonequinhas. Achei lindas! meu e-mail é adriana.oprado@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Aceitam encomendas? Qual o valor e o contato?

    ResponderExcluir
  5. Como faço para aprender a fazer essas bonequinhas lindas.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber quanto custa essas bonequinha da sorte de Gravatá eu tenho um lava rápido em São Paulo e gostaria de da para os clientes. Eu so de Gravatá mais moro em São Paulo

    ResponderExcluir
  7. Estou em Recife e vi essa bonequinha só que com outra estória. Ela é vendida nas feiras e mercados de artesanato aqui no Recife. Custam R$1,00. Estou falando como turista. Encontrei a esse preço

    ResponderExcluir
  8. Com certeza aqui ko Rio, nao deve ser mejos de 10,00!

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de comprar algumas! Como faço?
    mada_franca@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Como posso adquirir estas bonequinhas?

    ResponderExcluir
  11. Lindas as bonequinhas, maos talentosas ,parabéns Grande artesã.

    ResponderExcluir
  12. Oi pessoal, a bonequinha da sorte é enviada para todo o Brasil, entra em contato pelo instagran @bonequinhadasorte ou pelo whatsapp 81 992649285 fala com Nilza Bezerra, a artesã.

    ResponderExcluir
  13. Gostaria muito de aprender a fazer essas bonequinhas. Sei que será uma boa terapia. Tenho 65 anos sofro de depressão e procuro sempre algo para ocupar minha mente. Gosto muito de artesanato e fiquei muito encantada com essas bonequinhas da sorte. Onde poderia aprender a fazer essas bonequinhas lindas? Aguardo um retorno ansiosa. Parabéns.

    ResponderExcluir