quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Ricardo Brennand

Ricardo Coimbra de Almeida Brennand (Cabo de santo Agostinho, 27 de maio de 1927) é um engenheiro, empresário e colecionador brasileiro, fundador do Instituto Ricardo Brennand, cujo acervo inclui a maior coleção privada de pinturas de Frans Post. Filho de Dulce Coimbra de Almeida Brennand e de Antônio Luiz de Almeida, aos 12 anos de idade ganhou um canivete do tio homônimo e, desde então, passou a colecionar armas. 
Durante muitos anos, Ricardo Brennand dedicou-se aos negócios de sua família - fabricação de vidro, aço, cimento, porcelana e açúcar. Em 1990, o empresário vende as fábricas de cimento, utilizando parte dos recursos para fundar o Instituto Ricardo Brennand, inaugurado no segundo semestre de 2002. 
O acervo do Instituto inclui objetos históricos e artísticos de diversas procedências, abrangendo o período que vai da Baixa Idade Média ao século XXI, destacando-se a documentação histórica e iconográfica relacionada ao período colonial e ao Brasil Holandês, que inclui uma importante coleção de pinturas do artista neerlandês Frans Post (1612 – 1680), um dos artistas integrantes da comitiva do conde Maurício de Nassau - fundador da colônia de Nova Holanda, em Pernambuco.









Nenhum comentário:

Postar um comentário