sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Surubim PE


O município de Surubim localiza-se no agreste setentional de Pernambuco, fazendo parte da região do semi-árido brasileiro. Sua emancipação política aconteceu em 11 de setembro de 1928, quando desmembrou-se do município de Bom jardim, através da lei estadual nº 1.931.
A origem deste município brasileiro está interligada a agropecuária, rezando a lenda que o nome "Surubim" vem de um boi pintado, criado pelo fazendeiro Lourenço Ramos da Costa. Segundo essa lenda o boi Surubim teria sido devorado por uma onça, e daí o nome de Surubim.

Localizado na mesorregião do agreste pernambucano e na microrregião do alto Capibaribe, Surubim situa-se a 120 km do recife, na região do Planalto do Borborema, com vegetação característica da caatinga e com o clima com temperaturas médias anuais de 24,7º e preciptações pluviométricas na casa dos 692,6mm. Cortado pelo Rio Capibaribe, o município de 53.934 habitantes (IBGE 2007) tem uma das maiores barragens do estado, a barragem de Jucazinho, que abastece cidades como Caruaru e cerca de mais 12 cidades do agreste, atendendo uma população de aproximadamente 600.000 habitantes.


A tradicional vaquejada, a mais antiga do Brasil, que atrai um média de 100 mil pessoas nos três dias de festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário