terça-feira, 4 de junho de 2013

As Mulheres no Forró

Clã Brasil
Grupo oriundo de Itaporanga (PB) e formado no início dos anos 2000. A formação base conta com as quatro irmãs Lucyane, Laryssa, Lizete e Maria José; e o pai, José Hilton. A família sempre frequentou os bancos acadêmicos de prática e teoria musical. Com forte influência dos maiores nomes da música tradicional nordestina. São flores que têm lá seus espinhos guardiões da sua compreensão musical: a defesa inegociável das legítimas tradições estéticas oriundas de mestres como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Antônio Barros, Jacinto Silva, Gordurinha, Elino Julião, entre outros.
Elba Ramalho
Elba nasceu na Paraíba, na zona rural de Conceição, mais conhecida como Conceição do Vale do Piancó. Em 1962, a família se mudou para a cidade de Campina Grande, também na Paraíba. Filha de músico, despertou o interesse pela mesma ainda na adolescência. Hoje uma das importantes cantoras brasileira e representante da cultura nordestina.
Maria Fulô
A banda Maria Fulô é um grupo musical de Recife-PE, formado só por mulheres e tem o seu trabalho inspirado nas tradições culturais do nosso nordeste, bem como o forró, o baião, o xote, além de outros ritmos. Maria Fulô é um personagem folclórico da cultura popular. É uma alusão à sofrida e guerreira mulher nordestina, que suporta longo período de ausência, quando seu companheiro parte em busca de melhor sorte na cidade grande.O trabalho da banda é inspirado no imaginário coletivo do povo nordestino, e se expressa através do forró pé de serra. O grande diferencial da banda é que ela é formada só por mulheres.
Todas as integrantes têm experiências musicais com artistas de renome como Alceu Valença, Naná Vasconcelos, Jorge de Altinho, Mestre Camarão, Lenine, Selma do Coco, Cristina Amaral, Nádia Maia, Amelinha e Maciel Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário