quarta-feira, 5 de junho de 2013

Comidas Gigantes no São João de Caruaru

Caruaru a cidade pernambucana conhecida pelo seu São João, tem um costume junino que alia culinária à sua fama de “maior São João do mundo”. São as comidas juninas gigantes, preparadas em dias específicos e com acompanhamento de bandas de forró e trios elétricos, o que geralmente atrai uma multidão.
Assim, são preparados a maior pamonha do mundo, com 300 kg, o maior chocolate quente, a maior pipoca, o maior pé-de-moleque, o maior arroz-doce, a maior canjica, o maior quentão, o maior xerém, o maior bolo de macaxeira e o maior cuscuz do mundo, com 600 kg, e cuja cuzcuzeira (panela especial para preparar o cuzcuz) tem quatro metros de altura, exigindo uma escada para chegar ao topo.
Aqui você vai se deliciar com algumas dessas iguarias.

Pé de Moleque 
.
Em sua 16ª edição, a iguaria mede 15 metros e pesa cerca de duas toneladas. Para preparar o bolo gigante são necessários os seguintes ingredientes: 800 kg de mandioca; 300 kg de açúcar; 250 kg de margarina; 15kg de cravo; 15 kg de canela; 15 kg de erva-doce; 3 mil ovos; 40kg doce de goiabada; 80 kg de castanha e 60 kg de coco ralado. A massa é separada em 60 formas que, juntas, formam o pé-de-moleque gigante.

Cuscuz Gigante
Para fazer a iguaria junina são 600kg de flocos de milho, além de 400kg de salsicha que acompanha o prato.

Pamonha Gigante
Maior pamonha do mundo: consumo de 2 mil espigas de milho. São 300kg de muita tentação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário