sexta-feira, 28 de junho de 2013

Barriguda

 
A barriguda, ou paineira-branca (Ceiba glaziovii) é uma espécie de Paneira do género Ceiba, muito semelhante à paneira-rosa. 
Ocorrência: ocorre principalmente na caatinga dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipee Bahia e na Mata Atlântica dos brejos  em serras nordestinas e de Mina Gerais, São Paulo e Paraná.
Barriguda refere-se ao intumescimento da parte central do caule, à meia altura da árvore, tendo a mesma um diâmetro maior no meio do que na base, e que serve para armazenar água extraída através da seiva xilemática. Já paineira-branca refere-se à cor de suas flores, que geralmente se dão quando as árvores estão sem folhagem na estação seca, ou perdendo suas folhas. 
Madeira empregada em caixotaria a casca é usada na medicina caseira contra inflamação do fígado e para tratar hérniasPlanta ornamental, principalmente por causa de sua floração, servindo para arborizar praças e no paisagismo urbanoPode ser usada para enriquecer capoeiras e vegetação empobrecida e na segunda fase de recomposição florestal de áreas degradadasOs pêlos que envolvem as sementes (chamados popularmente de "lã de barriguda") são empregados no enchimento de almofadas, travesseiros, colchões, selas e estofamento de móveis. Nas estradas vicinais do Nordeste brasileiro, pode ser usada como cerca viva.


 






Nenhum comentário:

Postar um comentário