As terras que hoje constituem o município de Caruaru eram primitivamente uma fazenda de gado, pertencente à família Nunes dos Bezerros. Este nome deve-se à proximidade da fazenda com a paróquia dos Bezerros. Acredita-se que esta família descende dos primitivos concessionários das terras concedidas como sesmaria.
Com a família Nunes vivia um casal de órfãos. Um deles, José Rodrigues de Jesus, apossou-se da parte que lhe cabia na herança, estabelecendo-se no local denominado Caruaru. Ali construiu uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição. O povoamento da região iniciou-se no entorno desta capela. Em 1846, o frei Euzébio de Sales, capuchinho proveniente da Penha, iniciou a construção da Igreja Matriz, hoje Catedral. A capelinha foi reconstruída por duas vezes, sendo a última reconstrução em 1883.
A localização geográfica favoreceu o desenvolvimento local por ser a região passagem obrigatória de transporte de gado do sertão para o litoral e de macates em sentido inverso.
Em dezembro de 1895, foi inaugurada a estação ferroviária da " Great Westem" que ligou Caruaru ao Recife, consolidando o desenvolvimento local. Nesta época, já era famosa a feira de Caruaru.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caruaru#Hist.C3.B3ria
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caruaru#Hist.C3.B3ria
Antiga Estação Ferroviária
Camâra de Vereadores
Catedral
Entrada da Feira da Sulanca
Grande Hotel
Entrada do Pátio do Forró
Igreja da Conceição
Residência do Bispo
Centro de Caruaru
Nenhum comentário:
Postar um comentário