sábado, 9 de fevereiro de 2013

O Galo da Madrugada

Ei pessoal, vem moçada
Carnaval começa no Galo da Madrugada 
A manhã já vem surgindo, 
O sol clareia a cidade com seus raios de cristal
E o Galo da madrugada, já está na rua, saldando o Carnaval
Ei pessoal...
Alegoria do Galo da Madrugada versão 2013, sobre a Ponte Duarte Coelho  
Foto: Jornal do Comércio

O Galo da Madrugada é um Clube Carnavalesco que sai todo sábado de carnaval do bairro de São José um dos bairros do centro da cidade doRecife, capital estado de Pernambuco nordeste do Brasil.
Foi oficialmente considerado peloGuinness Book - o livro dos recordes - o maior bloco de carnaval do mundo em 1995, Além do Recife, o Galo está presente em várias cidades do Brasil.
Em 2011, o desfile do Clube de Máscaras Galo da Madrugada, no centro do Recife, arrastou mais de 1,7 milhão de foliões. A agremiação foi criada por Enéas Freire em 1978 e surgiu na rua Padre Floriano nº 43, no bairro de São José.

Hino do Galo

Um ano após a fundação daquele que viria a ser o maior bloco de carnaval do mundo, a diretoria do Clube sentiu a necessidade de criar uma música própria cuja letra transmitisse ao folião a mensagem principal do Galo: convocar a todos, como num canto matinal, a participarem da folia que voltara às ruas do Recife.
Assim, no ano de 1979, procurado pela diretoria do clube e incumbido de realizar tal missão, o professor José Mário Chaves criou aquela que seria a música tema do maior manifestação carnavalesca do planeta. “O Hino do Galo começou com esse pedido: fazer uma música que retratasse, realmente, o que era o Galo da Madrugada e chamar o folião, mostrando que a festa começava muito cedo”, lembra o compositor.
O resultado, todos já conhecem: um clássico que ultrapassou as décadas e mantém-vivo até hoje, 33 anos após sua primeira gravação. O Hino do Galo já foi interpretado por diversos artistas pernambucanos, entre eles Alceu Valença, na voz do qual a música ficou mais conhecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário