sábado, 5 de outubro de 2013

Souza a Cidade dos Dinossauros - Paraíba

O município de Sousa localiza-se no sertão da Paraíba, a aproximadamente 430 km de João Pessoa; o nome é homenagem a Bento Freire de Sousa, que entre 1730 e 1732 ergueu a primeira igreja do local (existente até hoje).
Atualmente, a cidade tem aproximadamente setenta mil habitantes e, por ser de fundação antiga, ostenta prédios históricos e preserva costumes sertanejos e religiosos tradicionais.
Entretanto, Sousa é conhecida principalmente por ser importante sítio arqueológico; uma região de aproximadamente 40 hectares nas cercanias da cidade constitui o Monumento Estadual do Vale dos Dinossauros.
Transcorria o ano de 1897. O gado tinha fugido do roçado e o senhor Anísio Fausto da Silva saiu à procura dos animais. Na "passagem das pedras" viu uma trilha de grandes e pequenas pegadas, no leito do rio seco, e imaginou serem rastros de boi e ema. Mas para uma parte da população da pequena cidade de Sousa, ali perto, e das fazendas e municípios vizinhos, no sertão da Paraíba, aquelas pegadas tinham sido deixadas por outros bichos. 
Em 1924, o geólogo mineiro Luciano Jaquis de Morais, que trabalhava na antiga Inspetoria de Obras Contra a Seca, ouviu a historia fantástica e resolveu conhecer as pegadas. Assim que as viu, percebeu que não se tratava de boi, ema ou lobisomem; utilizando uma antiga máquina fotográfica "lambe-lambe", tirou várias fotografias e as enviou para um laboratório de pesquisa na Inglaterra. A resposta foi surpreendente: os rastros são de dinossauros do período Cretáceo (110 milhões de anos atrás), em perfeito estado de conservação. A partir de então iniciou-se a peregrinação de cientistas americanos ao local. Eles chegaram a recortar duas amostras de pegadas – uma em 1924 e a outra em 1930
Aos poucos, as pegadas despertaram também a curiosidade dos brasileiros. Atualmente o sertão da Paraíba é uma das principais regiões de pesquisas sobre os dinossauros do Brasil, com importantes sítios arqueológicos e paleontológicos. Somente na vizinhança de Sousa são 21 sítios, com mais de 330 ocorrências de fósseis, pinturas rupestres e outros vestígios. Alguns locais já entraram nos roteiros oficiais do turismo. 

Vale dos Dinossauros 




O respectivo texto foi publicado originalmente no site da Prefeitura de Sousa, e conta a História do Vale dos Dinossauros. As fotos foram disponibilizadas pela Secretaria de Meio Ambiente da Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário