sábado, 1 de novembro de 2014

Toyotão Invenção made in Pernambuco "limousine do Agreste"


Maria Helena do Nascimento // Cidadã repórter
maria.helena.nascimento@oi.com.br
Podemos dizer que o toyota tornou-se um meio de transporte que faz parte da cultura do semi-árido brasileiro, fiel ao perfil da sua população: forte e guerreira. De acordo com dados do Detran-PE, em 2005, já tínhamos mais de 7.000 veículos desse tipo circulando em Pernambuco.
Os primeiros foram fabricados em Brejo da Madre de Deus, conhecida como Capital Nacional do Toyota. Lá os primeiros jipes curtos começaram a ser alongados,  em oficinas locais, para carregar passageiros e produtos como tecidos, feiras, verduras. Devido a sua boa adaptação, começaram a ser comercializados em grande escala na região, tornando-se atualmente tão populares e caros quanto veículos de passeio de grandes fábricas nacionais. 
Invenção "made in Pernambuco", os chassis são esticados em um metro e a capacidade original, passa de 5 para 12 passageiros, enquanto o volume de carga é ampliado em até uma tonelada. Chegam a custar uma média de 20 a 50 mil reais dependendo do ano, do tipo de motor e do modelo, sendo chamados de "limousine do Agreste".




Um comentário:

  1. Tenho curiosidade de saber se, atualmente (março de 2017), o código de transito ainda permite q circulem esses veículos alongados artesanalmente.

    ResponderExcluir