quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Igarassu PE

O município localiza-se no litoral norte da região metropolitana de Recife e possui um dos patrimônios mais invejáveis e expressivos da arquitetura de cunho civil e religioso do Brasil. Lá, se encontra a mais antiga igreja em funcionamento do país (1535): a de São Cosme e Damião, a quem são atribuído vários milagres, sendo notório o de 1685. Na ocasião, quando as cidades de Recife, Recife Itamaracá e Goiania foram assoladas pela febre amarela, Igarassu escapou ilesa.
O passado de Igarassu é marcado pela sua participação em lutas libertárias, como a Revolução Praeira, quando as tropas do coronel Manuel Pereira de Morais ficaram instaladas no Convento de Santo Antônio, construído em 1588 pelos franciscanos. Hoje, no local, funciona o Museu Pinacoteca, que guarda um dos acervos mais representativos da pintura colonial brasileira. O Sítio Histórico de Igarassu tem uma área de aproximadamente meio quilômetro quadrado (396 202 metros quadrados). É um dos conjuntos arquitetônicos civis e religiosos mais antigos e mais bem conservados do Estado de Pernambuco. É o lugar onde encontram-se os monumentos mais importantes da cidade. Há museus e igrejas no seu Centro Histórico, assim como um interessante casario. O conjunto histórico do nucleamento da cidade foi tombado pelo  Instituto do Patrimônio Histórico e Artista Nacional. Merece destaque a Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião, a igreja católica mais antiga do Brasil. Igarassu possui um dos mais antigos institutos históricos e geográficos do Brasil, com 60 anos de atividade, atualmente presidido por Sr.º Valbério Pereira Cavalcanti.
Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião
A Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião foi construída mediante ordem do Capitão Afonso Gonçalves no ano de 1535 e é a igreja católica mais antiga de todo o país. Está localizada no Sítio Histórico de Igarassu, e está dedicada aos padroeiros da cidade. Todos os anos, no dia 27 de setembro, realiza-se nas suas imediações a Festa de Santos Cosme e Damião, considerada uma das festas populares mais antigas do Brasil. No ano de 1951, foi declarada Patrimônio Histórico Artístico Nacional.

Convento de Santo Antônio
O Convento de Santo Antônio foi construído a finais do século XVI. Foi o terceiro convento construído no Brasil pelos padres franciscanos. Situado à Rua Marechal Hermes da Fonseca, em estilo barroco, no século XVII foi ampliado e transformado na Escola de Noviços e, mais tarde, no ano de 1848, durante a Revolução Praeira, foi utilizado como quartel-general pelas tropas revolucionárias. Destaca-se a cúpula de sua igreja e sua sacristia decorada com belos azulejos. Atualmente, é a sede do Museu Pinacoteca de Igarassu.
Museu Histórico de Igarassu
Fundado em 24 de janeiro de 1954 por José Eduardo da Silva Brito - então presidente do Instituto Histórico de Igarassu. Em 1972, não tendo como manter o acervo, o instituto, através de convênio, repassou para a Prefeitura Municipal de Igarassu a administração do museu que, atualmente, ocupa três casas do século XVIII. Tais casas foram adquiridas com recurso próprio do Instituto Histórico de Igarassu. Seu acervo é composto por 250 peças, entre documentos, peças sacras, armas e numismática.
Museu Pinacoteca de Igarassu
O Museu Pinacoteca de Igarassu está localizado na Rua Barbosa Lima, no Convento de Santo Antônio. Foi inaugurado no ano de 1957 e no seu interior está uma das mais importantes coleções da América Latina, composta de 24 quadros e painéis dos séculos XVII e XVIII, destacando os que pertencem à Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião, que nos mostram os momentos históricos mais importantes do Estado de Pernambuco.
Santo Antônio em tamanho real
Texto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Igarassu
Fotos: Elielma Santos




2 comentários:

  1. Seja bem vindo e obrigada por prestigiar nosso blog, você pode gostar também de http://www.nordestinospaulistanos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir