sexta-feira, 28 de junho de 2013

Feijão - de - Porco


FEIJÂO - DE - PORCO  Canavalia brasiliensis
Biomas de ocorrência: Caatinga, Mata Atlântica, Amazônia
Período de floração: estação chuvosa 
O feijão de porco é uma planta tropical, da família Fabaceae, amplamente cultivada nos países tropicais como cobertura verde. Sua associação, em nódulos radiculares, com bactérias fixadoras denitrogênio é natural, tendo sido demonstrado mesmo que, em certas regiões, a inoculação destas é indiferente.
A planta, ereta, anual, desenvolve-se bem em solos ácidos. Suas folhas grandes fornecem boa cobertura. Além disso é comestível: suas folhas são usadas como verdura, e as sementes são cozidas como feijão comum, embora tenham que passar por tratamento prévio para eliminar as várias toxinas da planta. 
Entre estas estão uma proteína que interage com as células intestinais, diminuindo a absorção de alimentos, e um hemoaglutinante que é usado em laboratórios clínicos. A planta tem também um neurotóxico, mas que é destruído por ingestão. 
Do feijão-de-porco têm sido extraídos os princípios ativos que agem como inseticidas, herbicdas - a planta apresenta alelopatia - e fungicidas. Recentemente a Radiobrás anunciou a descoberta nessa planta de uma proteína semelhante à insulina.


Um comentário:

  1. eu tenho um feijão desse é de cor marrom tem muitas semente o que fazer eu sei que é forrageiro entre outros o que fazer?

    ResponderExcluir