sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Renda Irlandesa de Divina Pastora e Laranjeiras - Sergipe


Existem em Sergipe, cerca de 150 rendeiras que fazem a renda irlandesa. Dessas, 100 estão em Divina Pastora, as demais, em Laranjeiras que estão começando a se organizar. A renda irlandesa chegou a Sergipe, no final do século XVIII, começo do XIX trazido pelas damas da sociedade da Irlanda. Elas repassaram o saber para as mucamas que perpetuaram a arte de bordar.
O modo de fazer a renda irlandesa, tendo como referência as peças produzidas pelas artesãs do município de Divina Pastora/SE, foi incluído no Livro de Registro dos Saberes e reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A renda irlandesa produzida pelas mulheres de Divina Pastora, bem como em outros municípios de Sergipe, é classificada como do tipo “renda de agulha”. No processo de registro estão listadas duas dezenas de pontos apresentados em mostruário, os quais são nomeados com base na analogia a animais e vegetais que integram o universo das rendeiras, como por exemplo, pé-de-galinha, espinha-de-peixe, aranha, casinha-de-abelha e abacaxi.
A Associação para o Desenvolvimento da Renda de Divina Pastora (Asderen) foi fundada em 2000 com o apoio do Programa Artesanato Solidário e reúne atualmente 87 integrantes. Os pesquisadores, com a colaboração da associação, catalogaram 122 rendeiras entre associadas e não-associadas em Divina Pastora e em outras sete localidades.
Fonte: ascom – Iphan
http://babeldasartes.wordpress.com/2009/03/22/renda-irlandesa-de-sergipe-e-patrimonio-cultural/

Um comentário:

  1. Gostei de saber sobre as rendas no Sergipe. Parabéns pelo Artigo
    http://viagemeviagem.com.br/

    ResponderExcluir