sábado, 19 de outubro de 2013

Serra Talhada - PE "Capital do Xaxado"


Serra Talhada é um município brasileiro do estado de Pernambuco. É conhecido como a capital do xaxado e fica a 415 km da capital pernambucana, Recife. Serra Talhada é a segunda cidade mais importante do Sertão de Pernambuco e o principal município da Mesorregião do Sertão Penamnbucano. É a terra natal do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva (Lampião).
Recebeu este nome, Serra Talhada, devido ao fato de que perto do local há uma montanha  cujo formato dá a ideia de que foi cortada a prumo.
Seu crescimento se deu em função de sua posição estratégica, no cruzamento das estradas de acesso à Paaíba, Bahia e Ceará. A cidade teve seu início em meados do Século XVIII, com a chegada do capitão-mor da esquadra portuguesa, Agostinho Nunes de Magalhães,  que arrendou a sesmaria à Casa da Torre, às margens do Rio Pajeú e no sopé da Serra Talhada, instalou a fazenda de criar gado que denominou Fazenda da Serra Talhada, numa alusão direta à serra que lhe emprestava o nome.



A casa do Rei do Cangaço




Se a figura do Lampião representa a Rota do Cangaço e do Lampião, Serra Talhada não pode ficar de fora do roteiro.
Localizada a 415 km da capital, a terra de Virgulino Ferreira da Silva é cortada pela BR-232. É lá que estão guardados vários pertences do Rei do Cangaço: as armas, roupas de couro. É onde se pode assistir a uma apresentação de xaxado, cujo nome foi dado devido ao som do ruído que as sandálias dos cangaceiros faziam ao arrastarem sobre o solo durante as comemorações celebradas nos momentos de glória do grupo de "Lampião".
A imponente Serra Talhada marca a paisagem da cidade, onde está o cruzeiro da cidade, que proporciona belas vistas como a do mirante do Talhado do Urubu. O centro do município tem a Igreja de Nossa Senhora da Penha, com seus belos vitrais, e o casario do entorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário