sábado, 10 de agosto de 2013

Garanhuns PE " A Suiça Pernabucana"

Garanhuns é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Pertence à Mesorregião do Agreste de PE, e está localizado a 228 km da capital pernambucana, Recife.
Situado na região serrana do Planalto da Borborema, é também conhecido como a Suíça Pernambucana, por causa de seu clima ameno no verão e temperaturas baixas no inverno, atípico para o resto da região.

Relógio de Flores
Construído em 1979 na praça Tavares Correia é o único no Norte e Nordeste. Tem quatro metros de diâmetro e funciona a cristal de quartzo. Os números são feitos com plantas e flores.
Parque Ruber Van Der Linden
Foto: Tito Garcez
O parque foi montado onde ficava a companhia de abastecimento de água e luz de Garanhuns, administrada pelo engenheiro Ruber van der Linden. Foi reformado em 1994 e atualmente é um parque arborizado, com flores raras, lagos, fontes de água, grutas e pássaros. O parque é conhecido entre a população como “Pau Pombo”.

Castelo de Garanhus
Localizado à margem da BR-423, é fruto do trabalho de um homem humilde, eletricista e encanador, que tinha o sonho de um dia morar num castelo medieval. Há cerca de 15 anos, João cosntruiu seu castelo com recurso próprios e, durante os eventos da cidade, ele o transforma em restaurante.

Monumento na entrada da cidade

 Santuário da Mãe Rainha 
Situado na Colina do Triunfo, em uma bela paisagem, cercada de verde por todos os lados, o Santuário de Garanhuns é um lugar de paz, oração e de santificação para todos que lá chegarem com fé. A Mãe Rainha acolhe a todos distribuindo abundantes graças e bênçãos.
O Santuário é administrado pelas Irmãs de Maria de Schoenstatt que se colocam como instrumentos nas mãos da Mãe de Deus para a renovação religiosa e moral do mundo em Cristo.
A visitação ao Santuário de Garanhuns acontece diariamente das 8:00 às 17:00 horas. Aos domingos há celebração de missas às 15:00 horas. No dia 18 de cada mês, o Dia da Aliança, também há celebração de missa às 15:00 horas.

Cristo do Magano
O mirante, em forma de fortaleza e instalado numa das sete colinas da cidade - a de Magano - fica a 1.030 metros de altitude e é pontuado por uma estátua de Cristo crucificado, esculpida pelo artista plástico Renato Pantaleão em 1954. A localidade oferece uma das mais belas vistas da cidade de Garanhuns.

2 comentários: