domingo, 2 de junho de 2013

Compositores do REI

Zé Dantas
José Dantas Filho, ou Zédantas como gostava de assinar, nasceu em 27 de fevereiro de 1921 na cidade de Carnaíba, localizada no Sertão do Pajeú, em Pernambuco. Filho de José de Souza Dantas e Josefina Alves de Siqueira Dantas.
O encontro com Luiz Gonzaga ocorreu no Recife, no Grande Hotel, então localizado no Cais de Santa Rita, onde o homem tímido mostrou suas composições ao ilustre Gonzagão. O Rei do Baião, encantado, decorou algumas músicas e prometeu gravá-las, atendendo a uma única exigência do compositor: não deixar transparecer seu sobrenome “Dantas”, por temer que seu pai – fazendeiro rígido – cortasse a sua mesada, que o mantinha estudando na capital.Ainda garoto, mudou-se para o Recife, lugar onde teve efetiva participação em jornais estudantis. Na maioridade participou de programas na Rádio Jornal do Commercio, considerada a mais expressiva em todo o Nordeste, ainda que sua participação fosse às escondidas, já que seu pai não concordava com tal postura. O compositor era dotado de um vasto conhecimento no que diz respeito às tradições e as raízes sertanejas, temáticas utilizadas em suas músicas, até então não gravadas.
Na década de 50, já formado, o compositor vai morar no Rio de Janeiro para fazer residência no Hospital dos Servidores. Nesse período, atinge o auge da parceria com Luiz Gonzaga, passando a ganhar dinheiro com o sucesso de suas músicas, o que lhe daria um padrão de vida melhor, o proporcionando sua independência financeira. 
Zédantas faleceu em 11 de março de 1962, aos 41 anos de idade, deixando assim uma vasta e considerável obra que contribuiu para o grandioso sucesso de Luiz Gonzaga. Suas parcerias são consideradas clássicos da música popular brasileira, a exemplo de Vem Morena, Acauã, Riacho do Navio, A Volta da Asa Branca e Sabiá, entre muitas outras. 
Humberto Texeira
Com 15 anos de idade, Humberto Teixeira deixou sua cidade natal e foi morar no Rio de Janeiro, o que contribuiu para sua formação cultural, mais urbana. Humberto Teixeira formou-se em direito, mas tinha uma grande paixão pela música, algo em comum com seu cunhado Lauro Maia, que o indicou a Luiz Gonzaga. 
O grande encontro ocorrido entre Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira ocorreu em agosto de 1945, no escritório de advocacia de Humberto, localizado no centro do Rio de janeiro. Luiz Gonzaga apresentou sua idéia a Humberto Teixeira, demonstrando o interesse de representar a música de sua terra nos grandes centros do país. 
Nesse dia – os dois compositores - já começaram a dar vida a Asa Branca, apresentada por Gonzaga, e No Meu Pé de Serra que também fazia parte do seu repertório musical. Então nesse momento o encontro começou a dar muitos frutos o que solidificou ainda mais a carreira de Luiz Gonzaga. 
A partir daí o Baião ganha um lugar especial e de destaque na Música Popular Brasileira. O ritmo que até então era utilizado no Nordeste, pelos violeiros-repentistas, e com grande genialidade passaria a ser um gênero musical tocado em todo o país. 
Após ser eleito deputado federal pelo seu estado, o Ceará, Humberto Teixeira dedicou-se às atividades jurídicas, políticas, e a sua brilhante parceria musical com Luiz Gonzaga. O Doutor do Baião, como era conhecido Humberto Teixeira, faleceu no dia 03 de outubro de 1979, deixando um legado cultural representado na voz do Rei do Baião. 
Onildo Almeida
Onildo de Almeida Caruaru 13 de agosto de 1928 é compositor e musico brasileiro.
Onildo Almeida é filho de José Francisco de Almeida e Flora Camila de Almeida, que desde cedo encorajaram o filho a seguir o caminho da música, sua grande paixão. Ainda adolescente, ingressou em diversos conjuntos musicais locais, mas foi ao ingressar no rádio que alcançou sucesso. Como compositor, escreveu mais de 530 canções, muitas gravadas por nomes famosos como Gilberto Gil e Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.
Gonzagão gravou a canção A FEIRA DE CARUARU em 1957, cujo LP atingiu a marca de 100 mil cópias vendidas em apenas 2 meses, um sucesso para os padrões da época; concedendo à Luiz Gonzaga seu primeiro Dico de Ouro da carreira. O sucesso particular dessa canção foi tão grande que ela possui versões para 34 países, incluindo Estados Unidos, Japão e Suiça.
Fonte: http://www.recife.pe.gov.br/mlg/gui/Zedantas.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário