terça-feira, 28 de maio de 2013

Fogueiras Juninas a Chama que aquece o São João Nordestino

 fogueira junina traz em suas representações a alegria viva do Nordestino em noites de festas durante o mês de junho. Acesas nas três principais noites de festas; Santo Antônio, São João e São Pedro, aquecem a cultura regional e alimenta o imaginário de um povo de um lugar. De origem Europeia as fogueiras tem ramificação com antigas praticas pagãs. 
Mas, importa a situação econômica ou social em quase todas as residências nordestinas terá uma fogueira nesse mês de junho e ao redor dela a família e os amigos, uma forma divertida de reunir e comemorar em família, assar milho dançar e se esquentar numa noite de São João!!!! 
Por: Elielma Santos
Fogueirinha

Eu fiz uma fogueirinha
Esperando meu amor
Tomou conta do terreiro
O forró se esquentou
É madrugada
Já chegou quem eu queria
Foi a dádiva da sorte
Da beleza que existia
Trá, lá, lá, ô
Vou cantar de alegria
Quem espera sempre alcança
Meu amor já me dizia
Me arraiô
Rastro na areia
Minha sereia
São João é um amor


Nenhum comentário:

Postar um comentário