quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Guaraná Jesus


Guaraná Jesus é uma marca de refrigerante  fabricado e distribuido somente no Maranhão. Sendo, por muitas pesquisas, considerado mais vendido que a Coca-Cola. Guaraná Jesus é um  refrigerante cor de rosa com sabor adocicado, lembrando vagamente cravo e canela, devido a estes serem dois de seus 17 ingredientes, muito popular no estado do Maranhão.
1920 – A fórmula do guaraná Jesus foi criada pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes que, ironicamente, era ateu e chegou a ser excomungado por causa disso. O guaraná surgiu de uma tentativa frustrada de fabricar um remédio . Mas o novo xarope agradou muito os netos do farmacêutico. Nascia uma bebida muito popular, na cidade de São Luís, MA. Entre os ingredientes do refrigerante estão extratos de guaraná, cafeína, teofilina e teobromina.
1961 – A família Jesus manteve fábrica própria até o início da decáda de 1960, quando a fábrica foi vendida para a então  Cervejaria Antarctica Paulista, sem a marca. Os representantes da família acusaram a fábrica de adulterar e boicotar a venda do produto, iniciando uma briga judicial. Após anos, o contrato foi rompido.
1963 – Morre  Jesus Norberto Gomes.(1891-1963)
1980 – A marca de refrigerante Guaraná Jesus é vendida para a Companhia Maranhense de Refrigerantes.
1981 – A Companhia Maranhense de Refrigerantes passa a engarrafar o Guaraná Jesus.
2001 – A “The Coca-Cola Company”, compra os direitos sobre a marca “Guaraná Jesus”.
2006 – A “Renosa”, franqueada da “The Coca-Cola Company” compra a “Companhia Maranhense de Refrigerantes”, seguindo a comercialização do Guaraná Jesus somente no estado do Maranhão.
2008 – No final do ano, a Coca-Cola lançou uma campanha para que o povo maranhense escolhesse a nova identidade visual das embalagens do Guaraná Jesus.
2010 – Devido à campanha de 2008 para a nova identidade visual das embalagens, ganhou em primeiro lugar, na categoria melhor estratégia de marketing, o Prêmio Internacional de Excelência em Design .
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guaran%C3%A1_Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário