sábado, 28 de setembro de 2013

Banda de Pifano de " Zé do Estado"

A banda de Pífanos de Zé do Estado surgiu por volta da década de 50 em um sítio chamado Pimenta na cidade de São Bento do Una, através do incentivo do Senhor Zé Jota que apresentou ao Senhor José Feliciano Rodrigues o pife, a viola de 10 cordas, o realejo (harmônica) e a concertina. Com a participação do Multi-instrumentista José Feliciano Rodrigues, nascido na cidade de Conchichola, entre Sumé e Umbuzeiro na Paraíba, que por trabalhar no campo de monta na cidade de Caruaru cuidando de animais sendo funcionário do estado veio ficar conhecido como Zé do Estado.
Suas apresentações eram geralmente em novenas, casamentos, aniversários, quermesses. Em sua primeira formação tinha um trio onde Zé do Estado tocava vários instrumentos com seu filho Antônio Feliciano Rodrigues (Zabumba) um compadre por nome Eduardo (pandeiro) sendo este trio uma formação conhecida como um terno de zabumba. Na década de 60 ele iniciou suas apresentações junto aos filhos fruo de seu casamento com a senhora Maria Francisca Rodrigues (ainda viva aos 94 anos de idade). Dessa relação nasceram 20 filhos, sendo desses três integrantes da Banda de Pífano de Zé do Estado.
Hoje a Banda de pífano de Zé do Estado e composta por 6 componentes sendo 3 deles filhos de Zé do Estado, um sobrinho, um sobrinho neto e depois de 50 anos de banda um novo integrante estudante de curso superior de licenciatura em música pesquisador do IFPE – Belo Jardim: Antônio Feliciano Rodrigues – Tonho (pandeiro) 67 anos – filho Sebastião Feliciano Rodrigues – Bastos (zabumba) 51 anos – filho José Feliciano Rodrigues – Zé gago (pratos) 57 anos – filho Gerson Rodrigues de Moura – Capacete (taró) 58 anos – sobrinho Antônio Feliciano Rodrigues Silva-Mestre Peba (Pífano) 51 anos – sobrinho neto Anderson José Francisco Silva – Anderson do Pífe (pífano) 28 anos – filho ”adotado” por D. Francisca.
Na sua bagagem já gravaram com Jacinto Silva, Azulão, Erbert Lucena, e vários e vários shows pelo país. Saído do território nacional, estiveram com nomes de expressão como: Chico Cience no Central Park em Nova York Shows na Europa (Itália, Suíça, Bélgica, Portugal, Escandinávia, Inglaterra e outros). Na América do Norte Estados Unidos e Canadá Zé do Estado gravou um vinil com o título ENCONTRO DOS SANFONEIROS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário